Vamos falar de coisa boa? Vamos falar de C… CLAUDIA

Gente, não posso partir rumo ao Rio sem fazer uma pausa na moda para comentar o Fórum CLAUDIA. Realizado na última terça-feira lá no Shopping Frei Caneca, o encontro reuniu mulheres de todas as idades, estilos, ideias. E bota mulher nessa conta…

Um pedacinho do Fórum CLAUDIA - Foto: Carolina Porne

Cheguei cedo. Ao pegar o elevador, perguntei a uma das meninas que estavam coordenando o evento: “Chegou muita gente?”. “Ah, chegou sim”. Confiante, subi ao sétimo andar e me deparei com a maior quantidade de mulheres por metro quadrado que já vi na vida. Esqueça academia, shopping, loja em liquidação: só uma revista com o peso histórico e sentimental de CLAUDIA conseguiria congregar aquele mundo de mulheres.

Alguns grupos conversavam animadamente. Outras estavam sozinhas, em pé ou nos sofás brancos. Mas no fundo queriam estar conversando, ô se queriam. Enquanto aguardava o debate começar, bati papo com três mulheres diferentes. E, quando entramos, conversei também com a que estava sentada ao meu lado na platéia. Falar é bom, quebra o gelo. Ao abrirem as portas, Beyoncè tocava no salão, como se cada uma de nós pudesse ser tão poderosa quanto ela.

E lá vem Cynthia Greiner, a diretora de redação, um luxo. Antes de começar o debate, ouvimos as palavras da representante do Santander, patrocinador do evento. E foi como se a palestra já começasse. Mãe de três filhos, mineira que mora em Campinas com marido que mora no Rio. Executiva. Moderna. Uma mulher que não quer ser mais multi-tarefa, mas ter múltiplos interesses. Como cada uma de nós.

Ela falava sobre a importância de fazer escolhas, e ser pragmática frente à elas. Não sentir tanta culpa. Disse que estamos cada vez mais chatas e reclamonas, e está certa. Saiu aplaudida, e o fórum começou. Cynthia de Almeida, do Movimento Habla, Jorge Forbes, psicanalista, e Denise Fraga, atriz que dispensa apresentações, entraram para começarmos a conversar e entender um pouco sobre as mulheres, sobre nós mesmas.

Estar em um evento da CLAUDIA foi interessante, afinal muitas das preocupações daquelas mulheres estão bem longe de mim. Não sou casada, não tenho filhos, acabei de terminar a faculdade, tenho menos de 25 anos. Mas queria sugar cada palavra dita, cada bandeirada branca (que significava aprovação), cada risada, cada problema. Um dia serei a leitora padrão de CLAUDIA, com aquelas questões para resolver, só que, graças à ela, melhor preparada.

Coisas que eu anotei e quero compartilhar com vocês:

– Sentimos uma cobrança constante devido ao excesso de informação que recebemos. Há sempre um filme novo para ver, um livro ou artigo para ler, um vídeo no Youtube para acessar…

– As mulheres ocupam, em média, 113 horas semanais realizando suas tarefas. Uma semana tem 168 horas…

– Hoje temos mais opções de escolha, e nos frustramos por deixar as outras opções para trás.

– Precisamos nos livrar dos “setenquês”. Você tem que fazer isso, tem que fazer aquilo…

– O poder da gentileza firme: ser gentil, mas não dar o braço a quem pede a mão. Ter a coragem de dizer não, e de ouvir não.

– Não existe mais um percurso de vida determinado, ok? Quer largar tudo e ir para a praia? Vai!

– A mulher não sabe o que fazer com as portas que o feminismo abriu.

#reflita

 

Gostou? Odiou? Queria ter participado? Ano que vem tem de novo!

2 comentários

  1. gostei muito dos assuntos abordados, tem tudo a ver comigo, que sou mãe, profissional esposa e filha não é fácil, estou prestes a ser demitida do emprego porque não posso viajar a trabalho para ficar um ano no estado do Pará, porque tenho uma criança e a empresa não entende isto, mas tudo bem na vida temos que fazer escolhas e eu escolhi ser mãe e não posso abandonar minha criança por uma empresa que não me valoriza como nada. Beijos e abraços a todas as mulheres guerreiras como eu.

    • Complicado hein? Ter de optar entre trabalho e família é uma injustiça que nenhuma empresa deveria nos obrigar a fazer. Afinal, conheço muitas “guerreiras” como vc, que conseguem sim ser mães e boas profissionais. Adorei sua visita, volte sempre!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s