Brasileiro vestiu a vencedora do Miss Universo

O vestido que a angolana Leila Lopes usou para concorrer ao Miss Universo foi criado por um brasileiro. O mineiro Alexandre Dutra, que normalmente faz vestidos de noiva, já trabalha com candidatas à miss há 16 anos.

Dutra comenta que a inspiração para se criar um vestido de miss pode vir de vários lugares, mas vem principalmente da mulher. “A elaboração de um vestido de miss é feita a partir de um conjunto de fatores: o corpo da mulher, seu comportamento, seu estilo próprio”, diz o estilista. Tanto que o traje usado por Leila Lopes tem a cara da miss. “Quando começamos a conversar sobre como seria o seu vestido, a Leila me disse que não queria nada ‘aparecido’, com tons cítricos ou muito fortes. Queria algo nude. Então investi no brilho, criando um modelo em que ela se sentisse bonita e confiante”, relembra Dutra. O vestido, feito de renda francesa e bordado com cristais Swarovski, custou cerca de R$ 19 mil.

Leila Lopes desfila vestido de Alexandre Dutra (Foto: Patrick Prather)

Além do vestido, outro detalhe também chamou a atenção em Leila: o cabelo preso. Entre as 10 finalistas, a angolana era a única que não estava com os fios soltos. “Já fizemos pensando na coroa”, brinca Alexandre. “O penteado preso foi escolhido porque ela tem um rosto delicado, um sorriso lindo; ela consegue ‘segurar’ um preso”, completa.

Alexandre Dutra começou a trabalhar com misses em 1995, quando vestiu a Miss Brasil Renata Bessa. Mas ele reforça que vestir misses é apenas um trabalho eventual: o seu dia a dia é fazer vestidos de festa. “Um vestido para uma miss é uma criação mais elaborada, e é permitido ousar mais”, diz Dutra. Foi ele também que fez o vestido da Miss Brasil 2007, Natália Guimarães, que ficou em segundo lugar no Miss Universo naquele ano.

O estilista tem uma clientela forte e fiel na Angola, incluindo a primeira-dama do país, Ana Paula dos Santos. “A Angola é um país em desenvolvimento. A vitória da Miss Angola é uma vitória para todas as angolanas, eleva a autoestima destas mulheres”, diz Alexandre. Sobre Leila, o estilista é só elogios. “Ela estava sendo preparada há um bom tempo: estudou na Inglaterra, é muito culta e refinada, mas também uma pessoa muito simples”. O mineiro também acredita que o fato de Leila falar português a ajudou a conquistar a plateia. “Mas o traje de gala teve muita importância também”, arremata o expert.

Este vestido é realmente maravilhoso, não?

Matéria feita para o Portal da RedeTV!, publicada nesta quarta-feira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s