[Para ler ouvindo: Who are you – The Who]
Continuando nossa série pré-Rock in Rio (está chegando, minha gente!), hoje vamos falar sobre o estilo mod. O nome é uma abreviação de modernismo e ditou a moda na Europa, em especial na Inglaterra, durante a década de 60. O símbolo musical deste estilo: os ousados integrantes do The Who.
Capa do álbum “Who are you”, de 1978
E quando eu digo ousados, me refiro à atitudes. Em relação à roupas, o estilo mod era clássico: os homens usavam ternos impecavelmente cortados; as meninas, twinsets combinados com saia. Os mods eram, de certa forma, os fashionistas dos anos 60, obcecados pelo bem vestir. Com a palavra quem melhor define o estilo mod: Pete Townshend, o guitarrista do The Who.
“Foi um movimento de jovens muito maior que o hippie, o underground e todos os outros. Era um exército, um exército poderoso e agressivo de adolescentes arrebatados. Cara, com essas lambretas, e seu modo de vestir. E era aceitável, isso era o mais importante; seu modo de vestir era melancólico, era fashion, limpo e elegante. (…) Para ser um mod, você tinha que ter cabelo curto, dinheiro suficiente para comprar roupas bacanas, bons sapatos, boas camisas; você tinha que dançar como um maluco” – Pete Townshend em entrevista a Rolling Stone em setembro de 1968
O estilo mod continua presente na moda atual: nos anos 90, foi resgatado pelas “eternas rivais” bandas Oasis e Blur. Nesta temporada, várias marcas apostaram no estilo para a próxima estação. Dentre elas, Alexandre Herchcovitch, Prada, Neon e Burberry.
Modelo desfila coleção Outono/Inverno 2011 da Burberry
A peça principal do guarda-roupa mod era, sem sombra de dúvidas, o terno. E não podia ser qualquer terno, tinha que ser um terno ao estilo mod. O site Modculture, que apresenta o que acontece na cena mod atual e rende uma visita, mostra tim tim por tim tim os passos essenciais para se ter um bom terno. Meninos, caneta e bloquinho na mão!
1. Saiba o que você quer: procure fotos em revistas e tente encontrar ternos parecidos com o que você quer. E nem venham com desculpa: VIP, Alfa e GQ falam (e bem) sobre moda masculina. É só querer procurar.
2. Escolha um alfaiate de confiança: para os mods, bom terno é terno feito sob medida. Então procure referências com parentes e amigos de um bom alfaiate. Sem grana para isso? Leve seu recorte de revista à uma loja e peça ajuda ao vendedor para encontrar o terno mais próximo do que você deseja.
3. [Para quem foi ao alfaiate] Escolha o material: veja as amostras de tecido que o alfaiate certamente irá mostrar e decida o que lhe parece mais adequado. Lembrando sempre que comprar o tecido e levar para o alfaiate pode sair mais barato do que pedir que ele compre.
4. [Para quem foi à loja] Não se sinta pressionado: mulheres costumam lidar melhor com gente tirando medidas, tem mais paciência para ficar horas escolhendo a roupa perfeita (mulheres normais são assim, eu não rs)… Enfim, tome um chá de camomila e relaxe: na pressa você pode acabar levando uma peça que não combina realmente com você.
5. Experimente o conjunto: use o seu terno com sapatos e uma camisa que você já tenha e goste bastante. Veja se eles combinam. Lembre-se da seguinte regra, e isso vale para comprar qualquer roupa, não só ternos: só compre uma peça se você tiver certeza que ela combina com pelo menos outras três que você já tem.
Homem veste terno estilo mod; foto tirada na década de 1960 (Fonte: Modculture)
Gostou? Detestou? Quer um post mais menininha? Poxa, eu faço isso sempre! rs
E amanhã tem o último “esquenta” para o Rock in Rio. Sexta-feira começa a festa 🙂
Deixe um comentário