Fashion Files: o que é que o figurino das baianas tem?

Ok, antes que vocês fiquem com essa música na cabeça, como eu estou ao escrever este post, já vou compartilhando aqui e vocês vão ouvindo para acompanhar a leitura, combinado?

Hoje, dia 25 de novembro, se comemora o dia da Baiana do Acarajé. É importante diferenciar, pois existem vestimentas diferentes para cada uma: uma baiana de escola de samba não se veste como aquelas que vendem acarajé e outros pratos típicos no coração da Bahia. E é sobre este traje, verdadeiro patrimônio nacional, que falarei hoje.

O traje típico das baianas do Acarajé é composto por saia rodada, que sobrepõe várias anáguas engomadas, para dar aquele volume, bata, turbante, sapato de salto baixo ou sandálias e o pano da costa. Esta espécie de xale faz parte da vestimenta das baianas desde o século XIX; seu nome, pano da costa, tem duas origens possíveis: uma referência à costa do continente africano ou simplesmente o fato de ser usado cobrindo as costas.

baiana

E claro, não podiam faltar os acessórios! As baianas se vestem com ricos balangandãs, como pulseiras, brincos grandes e até mesmo adereços presos à cintura.

dia-da-baiana

E bora ouvir mais uma música da Carmem Miranda para animar essa terça-feira! Gostou? Vai sair rodando enquanto ouve música? Vai caprichar no dendê na hora do almoço? Comente!

P.S.: a maioria das informações deste post eu tirei do site De onde a baiana vem?, do Saber Global. Lá você encontra muitas outras curiosidades, vale a pena 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s