Você pode pensar que a inspiração pura e simples para o post de hoje foi o fim do meu #projetomonografia, mas não é só isso. Hoje, 5 de fevereiro, se comemora o Dia Nacional da Música Clássica, por ocasião do aniversário de Heitor Villa-Lobos. Acontece que Villa-Lobos me lembra muito meu trabalho de conclusão de curso da graduação, sobre a Estrada de Ferro Central do Brasil. Fizemos um radiodocumentário contando não apenas a história da ferrovia, mas também apresentando o caminho percorrido por ela. E ele começava e terminava com ‘O Trenzinho Caipira’, das Bachianas Brasileiras.
Só de ouvir essa música já me dá um arrepio, de tão forte que ela é
E, falando em arrepios, pensei que ainda não havia falado sobre qual roupa usar no dia da apresentação de um trabalho acadêmico, seja um TCC, uma monografia, uma dissertação de mestrado e por aí vai. A roupa para a banca, creio eu, deve passar segurança. Não apenas para quem está avaliando, mas também para quem está apresentando o trabalho. Não adianta se fantasiar de algo que você não é: o desconforto de usar uma roupa que nada tem a ver com seu estilo pode – e provavelmente vai – se refletir na apresentação do trabalho.
Sendo assim, qual a melhor opção de look para esse momento tão importante? Vamos às diquinhas espertas:
– conforto em primeiro lugar, ok? Não use nada que te aperte ou que esquente demais;
– calça com strech ou em modelos mais soltos combinadas com blusas de algodão são a melhor pedida. Prefira as cores mais escuras, para disfarçar qualquer transpiração indesejada, mas inevitável;
A calça cropped pode ir à banca sem problemas. Basta saber combinar, para não ficar informal demais
– vestidos também são boas opções, em cortes modernos, sem decotes profundos e não muito curtos. Também vale a regra da preferência por cores escuras aqui;
(Parando para pensar nisso, percebo que eu não havia reparado que usei vestidos para defender meus trabalhos tanto na graduação quanto na pós. E não se tratavam de vestidos aleatórios: eram aqueles que, no momento, me vestiam melhor e me faziam sentir mais confiante. Sério, só pensei nisso agora…rs)
– quanto à maquiagem, pegue leve. O melhor truque de beleza aqui é ter uma boa noite de sono na véspera da apresentação.
Gostaram das dicas? Estão preparados para a apresentação dos seus trabalhos? Comentem – e, para encerrar, deixo vocês com mais uma canção. Desta vez, a do #projetomonografia mesmo: ‘Married Life’, da trilha sonora de UP: Altas Aventuras:
Deixe um comentário