Dia Nacional da Poesia: Ana Cristina Cesar

Você sabia que hoje se comemora o Dia Nacional da Poesia? A data foi escolhida por ser o aniversário do poeta Castro Alves. E, aproveitando o momento, resolvi comentar sobre um livro que me acompanhou por grande parte do ano passado, quando eu queria dar uma escapada do #projetomonografia : Poética, de Ana Cristina Cesar.

IMG_1284

Não conhecia o trabalho da Ana Cristina Cesar até entrar na pós-graduação, apesar de sempre ter gostado de literatura. Poeta, carioca, jornalista, tradutora e crítica literária: sim, ela foi tudo isso. Esse livro, comprado enquanto esperava para ver uma peça de teatro, reúne todo o seu trabalho em poesia (o que nem sempre é verso).

A obra de Ana Cristina mistura bem o ficcional com o autobiográfico: ler um de seus poemas é quase como ouvi-la contando uma história. São poesias com voz real, com alma.

Ao longo do ano esse livro foi lido, relido, marcado a lápis e teve algumas páginas dobradas. Livro bom sempre acaba tendo essa existência. Compartilho então um dos poemas cujo número da página foi circulado, o que significa “guardado no coração”.

Tenho uma folha branca

e limpa à minha espera:

mudo convite

tenho uma cama branca

e limpa à minha espera:

mudo convite

tenho uma vida branca

e limpa à minha espera.

(poema sem título, escrito em 5 de fevereiro de 1969)

307477-600x600-1

Ana Cristina Cesar

Tem gente que não sabe, porque eu também não sou de ficar falando, mas também escrevo poesia. Antes divulgava mais, tinha blog de poemas e tudo. Trabalhar com as palavras sempre foi – e acredito que sempre será – uma grande paixão. Se der curiosidade, clica aqui e visita minha página no Recanto das Letras.

Outro link muito bacana: quem me indicou a leitura de Ana Cristina Cesar foi a Bruna Escaleira, colega de classe na pós e também poeta. O livro dela, entranhamento, vale a compra viu? 😉

Qual é o seu poeta nacional favorito? Será que você também escreve versos? Comente!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s