Fedora, panamá ou clochê: qual é o chapéu ideal para você?

Em tempos de Lollapalooza (que eu estou vendo de casa), um dos acessórios de destaque do momento é o chapéu. Mas nada de guardá-lo no fundo do guarda-roupa quando acabar o show do Pharrell Williams – um grande fã do acessório, diga-se de passagem.

pharrell-williams

Os chapéus são o acessório deste inverno, em especial os modelos em feltro e com abas. A tendência vem da Europa e desembarcou de vez por aqui após o desfile de Giuliana Romanno no último São Paulo Fashion Week.

041114-giuliana-romano-oi-2015-27-400x600

Uma das principais referências para o look de inverno deste ano são os anos 70, e os chapéus tem tudo a ver com o mood da época. Você olha para um chapéu desses e já completa mentalmente o look com calça flare – ou boca de sino, se voltarmos de vez à época – e camisa estampada. Ou um vestido em tecido artesanal, como crochê.

asgi6k-l-610x610-dress-boho-indie-maxi-mini-70s-70+s-1970-hats-floppy+hat-pendant-long+sleeves-gypsy

Mas vamos à questão existencial do negócio: como escolher o melhor modelo de chapéu para você, e se vale a pena investir no chapéu-tendência do momento, que no caso tem nome: fedora. Esse nome vem em homenagem a uma peça de teatro chamada Fedora, de Victorien Sardou, apresentada em Paris no ano de 1882. Apesar de ter ganhado nome e fama nas ruas parisienses, sua origem é austríaca. Se seu estilo é mais boho, o fedora é dá um toque charmoso ao look.

4d1e7f26a5505a973f391dfe8518ed63

Se você acha que não combina com o chapéu fedora, vejamos outros modelos que podem ter mais a ver com o seu estilo:

Panamá: não se decepcione, mas o chapéu panamá vem do Equador tá? Ele ganhou esse apelido por ter sido usado pelo presidente americano Theodore Roosevelt durante uma visita ao canal do Panamá em 1906. Usado até hoje por homens e mulheres, é provavelmente o modelo mais usado no Brasil, justamente por lembrar aquele clima gostoso de praia, sol e férias que a gente ama. Combina com todos os tipos de rosto, então, pode investir nele sem medo!

83846ec607e2c430314eb9245489f217

Clochê: em formato de sino, era o must have das mulheres bem vestidas da década de 1920. Sempre tinha algum adorno, em geral um lenço arrematado com broche. Combina com as mais românticas e vintage, mas tome cuidado: se seu rosto é mais arredondado esse chapéu pode não cair tão bem. Garotas com rostos mais angulosos encontram nesse modelo de chapéu uma maneira de suavizar os traços.

c7c4cc568ef215b527daf30a56d2df19

Para fechar, duas dicas de ouro de Christian Dior, extraídas do Pequeno Dicionário de Moda (o meu livro de moda favorito, lembra?):

1. Chapéu é como bolsa ou sapato: se você comprar de um material mais ou menos ele pode acabar com o seu look. Invista em modelos com materiais de qualidade.

2. “De vez em quando é mais fácil você se expressar com um chapéu do que com as suas roupas”. Moda é comunicação, e se você usa chapéu está passando uma mensagem para quem te observa.

eda1c694a6d4595a2cf89730338d0d6b

E você, curte usar chapéus? De quais modelos? Comente! 😉

P.S.: ah, tem mais lá no Pinterest do Além das Tendências, viu? Passa lá para conhecer!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s