Read, watch, love: ‘Canção de ninar’, de Leïla Slimani

Estava tão reticente quanto o trema (aliás, saudades, trema) no “i” da Slïmani em escrever sobre este livro. ‘Canção de ninar’ é muito mais do que um livro forte: é uma paulada mesmo. Um thriller psicológico bem elaborado, mas que vai muito além disso. Mas vamos ao post.

É um suspense sem suspense, pelo menos de ação. Quer saber qual é a primeira frase do livro? “O bebê está morto”. Pá. Assim, sem mais nem menos. Logo sabemos que a outra criança, mais velha, uma menina, também não irá resistir e terá o mesmo destino do irmão. E também já sabemos – sim, na segunda página, zero spoilers aqui – que a assassina é Louise, a babá que parecia perfeita.

Você pode me perguntar por que então continuar a ler esse livro, se já temos a tragédia servida em uma bandeja em duas páginas de leitura. Elementar, caro leitor: porque o importante aqui não é “o que” acontece, e sim “como” acontece, como vamos entrar na mente dessa personagem.

A mulher por trás dessa história tão incrível também merece destaque. Leïla Slimani é franco-marroquina e venceu o prêmio Goncourt, o mais importante da literatura francesa, com ‘Canção de ninar’. Chegou a ser convidada pelo presidente da França, Emmanuel Macron, para ser ministra da Cultura, mas recusou. Queria manter sua escrita isenta. E assim tem feito. Além disso, está de malas prontas (de novo) para o Brasil: depois de sua recente conferência no Fronteiras do Pensamento, Slïmani desembarca em Paraty para a FLIP, que começa na próxima semana.

‘Canção de ninar’ é muito mais do que um suspense bem escrito e facilmente devorável. É um livro que vai discutir, em meio a história de uma babá nem tão perfeita assim, a mulher no mercado de trabalho e a questão dos imigrantes na Europa. A Copa do Mundo acabou celebrando a multiracial seleção francesa, mas não se engane: o preconceito mora nos detalhes.

Corra para ler esse livro e me dizer o que achou! Allez!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s