Duas vezes por ano o mundo da moda para e volta seus olhares para as semanas de moda. São nessas apresentações, tão incríveis quanto concorridas, que conheceremos as tendências para a próxima estação. Em fevereiro e em setembro (em geral), o calendário das semanas de moda se repete – mas você sabe de onde ele surgiu? Então vem comigo:
New York Fashion Week, a pioneira
A semana de moda de Nova York é a mais antiga de todas – achou que fosse Paris, né? Pois é: de fato a Cidade Luz tinha algumas apresentações, quase mini-desfiles, no passado. Porém, essas apresentações eram dentro das lojas, bem restritas e sem a organização das semanas de moda. E durante a Segunda Guerra Mundial não tinha a menor condição dos franceses investirem tempo em desfiles, por menores que fossem. Só que os americanos aproveitaram a oportunidade para fazerem isso. Eleanor Lambert, uma grande publicitária de moda, teve a ideia de criar a Press Week, uma semana na qual as marcas americanas apresentariam suas coleções em desfiles para a imprensa – uma forma de facilitar o trabalho dos jornalistas, que estavam cobrindo a guerra, e a trazer um pouco de beleza e paz. E, claro, valorizar o trabalho dos estilistas americanos, que sempre ficaram à sombra da França. A Press Week, a primeira New York Fashion Week, aconteceu em 1943, e até hoje Nova York abre o calendário da moda.
London Fashion Week, a rebelde
Se tem uma semana de moda que vai além das roupas, essa é Londres. Desde sua criação, em 1984, a London Fashion Week ficou marcada pela inovação, pelos desfiles que não apenas misturam moda com outras formas de arte, mas também com política e meio ambiente. Foi, por exemplo, a primeira semana de moda a transmitir seus desfiles ao vivo. É a semana de moda dos excessos, do punk, da sustentabilidade – é uma das minhas queridinhas ❤ A LFW é a segunda no calendário de moda, acontecendo logo na sequência da NYFW.
Milan Fashion Week, a agitada
A semana de moda de Milão existe desde 1958, sem interrupções. É a casa de marcas clássicas, com desfiles mais do que aguardados pelo público, como Prada, Dolce & Gabanna e Gucci. E se tem uma semana de moda que mexe com toda a cidade, é a de Milão. A festa italiana não se restringe às passarelas; toda a cidade é tomada por eventos relacionados à moda, muitos deles abertos ao público geral, como palestras e exposições. É a terceira no calendário da moda, acontecendo logo após Londres.
Paris Fashion Week, a disputada
Mesmo que você não entenda nada de moda, deve ter visto O diabo veste Prada e todos os preparativos de Miranda e Andrea para a semana mais importante do calendário de moda – tão importante que dura mais do que uma semana, variando entre 9 e 10 dias de desfiles, no mínimo, impressionantes.
A primeira Paris Fashion Week aconteceu em 1973, mas sua história começou em 1947, no pós-guerra. Foi neste ano que Christian Dior apresentou sua famosa coleção Corolle; depois de tanto tempo de escassez e dor, a moda renascia como uma flor pelas mãos do estilista. O estilista convidou incontáveis jornalistas para a apresentação de sua coleção, retomando as apresentações de moda em Paris. Atualmente, a PFW conta com apresentações gigantes – os desfiles da Chanel, por exemplo, recebem mais de 2.500 convidados! É uma semana de moda mágica, assim como a própria Paris.
Você conhecia essa história? Tem, como eu, vontade de ver esses desfiles todos ao vivo? Comente!
Deixe um comentário