Miçangas coloridas: a história do colar da moda (de novo)

De repente, estamos de volta à década de 1990. E essa fenda temporal se abriu com um simples acessório colorido que tomou conta dos pescoços de famosos, influenciadores e nós, meros mortais: o colar de miçangas coloridas.

O novo (ou seria “de novo”?) colar da moda surgiu em meados dos anos 1990 e permaneceu como tendência até o começo dos anos 2000. Era uma versão mais alegre e divertida da choker, que ganhou espaço na época com modelos com pedras ou a inesquecível preta que imitava uma renda ou tatuagem – se você não teve, conhece alguém que usava!

O colar de miçangas era item essencial para compor o visual de quem se identificava com a moda clubber – os baladeiros da época, que abusavam das cores neon – ou com o estilo surfista, duas grandes tendências da época.

Possivelmente a principal razão para o retorno do colar de miçangas coloridas tenha sido a pandemia. Tudo que era mais artesanal, mais “do it yourself” (DIY) ganhou espaço nos guarda-roupas e caixinhas de acessórios por aí. Na moda, vimos técnicas como o crochê, o tricô e o tie-dye em destaque. Nosso querido colar colorido veio nessa mesma onda, de resgate ao mais simples e customizável, já que os modelos mais usados são aqueles com miçangas formando o próprio nome.

Os colares de miçangas coloridas foram vistos nos pescoços de celebridades como Flávia Alessandra, Ariana Grande e Dua Lipa. E se você, como eu, foi abduzido pelo BBB 21, também já reparou que é um dos acessórios favoritos de Viih Tube e Thais Braz – amigas inseparáveis no jogo e nas tendências.

Dua Lipa e Flávia Alessandra com seus colares de miçangas
Viih Tube no BBB21, com o colar de miçangas da amiga, Thais

Alguns podem achar a tendência infantil demais, mas é possível usar o colar de miçangas coloridas para quebrar a seriedade de um look mais casual. E, como ainda estamos vivendo um período de isolamento social, acessórios na região do pescoço são sempre bem-vindos para dar aquele charme ao visual de chamadas por vídeo. O colar da moda também pode ser combinado com outros colares mais discretos, criando um mix criativo.

E você, já usou colar de miçangas? Vai aderir a essa nova-velha tendência? Comente!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: