Dicas de moda e beleza de Clarice Lispector

Sim, você leu certo! Clarice Lispector já foi colunista de periódicos femininos: sob pseudônimos como Helen Palmer (no Correio da Manhã) ou Ilka Soares (no Diário da Noite), Clarice respondia às dúvidas de leitoras, compartilhava truques de beleza e dava conselhos sobre moda, comportamento e vida doméstica.

As colunas femininas escritas por Clarice foram publicadas entre as décadas de 50 e 60, mas alguns de seus conselhos seguem sendo muito atuais. Compartilho alguns deles abaixo, mas recomendo demais a leitura de Correio para mulheres (ed. Rocco – compre aqui), que reúne os principais textos dessa fase da autora.

Clarice Lispector, moda e estilo

“O que marca uma moda são sobretudo os acessórios, os detalhes que põem uma ‘data’ num vestido. Observe duas moças vestidas com os mesmos conjuntos, e ambas encantadoras. Uma está na moda, a outra não. Por quê? Porque a primeira soube dar um laço na echarpe, pregar um broche no lugar certo, usar um colar que no ano passado não existia. Estar na moda é saber sublinhar a própria personalidade marcando-a com a data de hoje.

“Não use jóias verdadeiras com fantasias. Faça o possível também para não se empetecar demais com elas. Também não misture placa de brilhantes, com três voltas de pérolas, com brincos dourados e três pulseiras de ouro em cada braço, além de um anelão de água-marinha. Você não é nem vitrine de joalheiro, nem a Virgem do Pilar.”

Os vestidos pretos não caem de moda. Continuam representando o que há de chique e distinto em tailleurs, em blusas ou saias, e em toaletes noturnas.”

Dicas de beleza de dona Clarice

Rosto novo em alguns instantes (truque do lutador de boxe)

“Prenda os cabelos, desnudando a nuca. Molhe um pano em água bem fria, esprema-o e aplique-o na nuca. Remova várias vezes a compressa. Você se sentirá, imediatamente, mais disposta. Nunca reparou que os lutadores de boxe, entre um round e outro, são submetidos a esse rápido tratamento? Pois, antes de enfrentar novas lutas, use o mesmo tônico.”

Sejam vocês mesmas! Estudem cuidadosamente o que há de positivo ou negativo na sua pessoa e tirem partido disso. A mulher inteligente tira partido até dos pontos negativos. Uma boca demasiadamente rasgada, uns olhos pequenos, um nariz não muito correto podem servir para marcar o seu tipo e torná-lo mais atraente. Desde que seja seu mesmo.”

“Em casa mesmo você poderá fabricar seus cremes de beleza, como uma feiticeira moderna que faz sozinha seu elixir de longa juventude. Feiticeira quase sempre trabalha com fogo (…). É no fogo, por exemplo, que você preparará um xampu especial para cabelos gordurosos. Receita fácil: derreta 10 cm de sabão de coco (em barra) em meio litro de água morna, acrescente 100g de glicerina líquida. Deixe esfriar – e então adicione o suco de 1 limão.”

“Os olhos devem ser valorizados ao máximo. De dia, use apenas um pouco de máscara, tenha os cílios bem escovados e aplique creme para os cílios, ou sombra. Se desejar alongar a linha dos olhos, risque com lápis de olhos, em redor dos cílios, uma linha finíssima, terminando no canto dos olhos, com um traço que sobressairá para cima. (…) Mais do que os cuidados de maquiagem com os olhos, o que importa é ter um olhar suave, compreensivo e luminoso. Tudo isto se consegue, de dentro para fora. Os pensamentos bons, humanitários, os ideais elevados e, sobretudo a bondade, imprimirão ao seu olhar aquele ar inconfundível de encanto e juventude que nem os anos e as rugas conseguirão esconder.”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: