Tricot: história + modo de usar

O tricot é uma das formas mais antigas de criar roupas: existem registros de peças feitas de lã tramada desde 200 a.C., no Oriente Médio. As roupas de tricot são atemporais: uma blusa de tricot feminina de qualidade pode ter lugar garantido no seu guarda-roupa por anos, compondo diferentes looks.

História do tricot

O tricot é uma técnica de confecção de tecido com fios em duas ou mais agulhas. A palavra “tricot” vem da palavra “nó”, em inglês (“knot” e “knitting”). As peças de tricot podem ser feitas de lã, seda e outras fibras. 

As primeiras peças de roupa confeccionadas na técnica semelhante ao tricot como o conhecemos hoje foram meias, feitas em Nålebinding, uma técnica artesanal que usa agulha e linha simples, e que deu origem tanto ao tricot quanto ao crochê. 

De acordo com registros históricos, as primeiras peças de tricot surgiram no Oriente Médio e de lá se espalharam pela Europa através das rotas de comércio. Durante o século 16, o tricot se espalhou pela Grã-Bretanha. 

Na Escócia, durante os séculos 17 e 18, o tricot tornou-se a preocupação de muitos. Houve casos de famílias inteiras que faziam o tricot como forma de trabalho e a técnica se tornou uma importante fonte de renda — até hoje as peças em tricot escocês são muito famosas, como os suéteres e os kilts. Com a Revolução Industrial, as roupas de tricot começaram a ser produzidas em larga escala, ganhando o mundo.

Tricot: modo de usar

Em geral, as peças em tricot costumam ser mais amplas, adicionando volume à silhueta. Por isso, o ideal é combiná-las com outras peças mais sequinhas ou estruturadas. Por exemplo, uma blusa de manga longa em tricot vai bem com uma calça skinny ou uma saia reta ou em forma de A.

A blusa de tricot também combina bem com jeans e botinhas curtas. Cria um look supercasual, confortável e nada óbvio.

Evite deixar suas peças de tricot penduradas em cabides: elas podem ficar deformadas com o tempo, ainda mais as peças com tramas mais abertas, como blusas de tricot femininas. O ideal é deixá-las dobradas em gavetas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: