Guia da pele perfeita

Exibir um rostinho de princesa por aí não é tarefa das mais complicadas. Basta que você aprenda a cuidar da sua pele diariamente.

Antes de começarmos, é essencial que você conheça qual é o seu tipo de pele. Se já sabe, siga para as dicas específicas para ele abaixo; se tem dúvidas, basta fazer o teste clicando aqui.


Pele oleosa

Se sua pele é oleosa, nada de reclamar: você não está nem um pouco sozinha. A grande maioria das brasileiras tem este tipo de pele. Além do brilho, um dos problemas mais comuns de quem tem a pele oleosa é o aparecimento de cravos, aqueles pontinhos pretos chatíssimos! Outra característica de quem tem a pele oleosa é ter o nariz levemente avermelhado.

Limpeza

Deve ser higienizada pela manhã para retirar o excesso de sebo que foi produzido durante a noite. Opte pelo uso de sabonetes líquidos ou gel espumante. Não fique encanada achando que precisa lavar seu rosto o tempo todo; aliás, isso pode provocar o que os dermatologistas chamam de “efeito rebote”: sua pele percebe que está mais limpa e, para se proteger, acaba produzindo ainda mais óleo!

Fuja do sol com…

Filtro solar oil free. Alguns produtos até ajudam a controlar o brilho da pele.

Hidratação para pele oleosa

O hidratante deve fazer parte da rotina de quem tem pele oleosa para que o organismo não perceba essa falta de hidratação e tente hidratá-la produzindo mais óleo. Na hora de escolher o produto, dê uma boa olhada no rótulo e procure alguns ativos, como zinco, ácido glicólico, ácido retinóico e ácido lactobiônico – eles vão ajudar sua pele a ficar mais bonita.

Esfoliação

Faça uma vez por semana, principalmente na região da testa, queixo e nariz (a famosa “zona T”), onde a oleosidade é maior. Os esfoliantes devem ser espalhados no rosto suavemente e com movimentos circulares, massageando toda a face.

Dica de ouro: a gente sabe que doces e carboidratos são uma delícia, mas estes alimentos aumentam a oleosidade da pele. Tente resistir às tentações, ok?


Pele seca

O truque para você ter uma pele linda é investir na hidratação. Muita hidratação! Seu rosto está sempre meio opaco, a pele coça e pode até ter um aspecto meio “craquelado”. É o tipo de pele mais sensível às agressões provocadas por frio, sol e poluição.

Limpeza

A higienização deve ser suave, com leite de limpeza e sabonete neutro e cremoso. É indicado o uso de tônico para completar essa etapa, mas os adstringentes não são recomendados, pois retiram a oleosidade natural da pele. Em alguns casos, quando a tez está extremamente seca, a limpeza do rosto pode ser feita com água morna, para ajudar a manter os óleos naturais da pele. Ah, e não esfregue a toalha no rosto ao final: dê apenas leves batidinhas.

Hidratação para pele seca

Hidrate sua pele diariamente, mas tome cuidado para a camada de creme não ficar muito espessa, pois prejudica a respiração da cútis. Para a pele extrasseca, um hidratante à base de uréia ou ácido láctico pode ser mais bacana.

Esfoliação

Vale passar pelo processo esfoliante a cada 10 dias, tomando os mesmos cuidados de quem tem pele oleosa. Aplique o produto no rosto e massageie suavemente, para não agredir demais a pele que já é sensível. Aposte em movimentos circulares na área T (testa, nariz e queixo).

Dica de ouro: no inverno não tem nada melhor do que um banho quentinho, né? Mas fique atenta, pois a água quente resseca ainda mais a pele. Procure tomar banhos mais mornos ou não demorar mais do que dez minutos.


Pele mista

Sua pele não é oleosa, nem seca: ela é as duas coisas ao mesmo tempo! No rosto, você tem a zona T mais oleosa e o restante é opaco. No seu caso não dá para ter preguiça de cuidar da pele, já que você precisa usar produtos diferentes em cada região do rosto ou procurar aqueles específicos para seu tipo de pele.

Limpeza

Lave bem o rosto todos os dias com sabonete líquido próprio para sua pele – o em barra pode ressecar ainda mais as áreas do seu rosto que já são secas. Procure sabonetes na forma de gel ou espuma, que deixarão sua pele limpa sem ressecá-la.

Fuja do sol com…

Você tem que proteger todas as áreas do seu rosto contra o sol. Adote um protetor oil free (não oleoso) e sem álcool. Os que irão funcionar melhor para você são aqueles em gel ou spray. E não se esqueça de aplicá-lo novamente durante a tarde.

Hidratação para pele mista

Para não aumentar a oleosidade da pele, aplique um adstringente na zona T antes de usar o hidratante. Assim como para a pele oleosa, priorize alguns ativos na hora da compra do hidratante: confira no rótulo se os produtos contém zinco, ácido glicólico, retinol ou ácido lactobiônico. E, claro, use hidratantes livres de óleo.

Esfoliação

Ela deve ser realizada uma vez por semana, principalmente na região da testa, queixo e nariz, onde a oleosidade é maior. O restante do rosto pode ser esfoliado a cada 15 dias. Ah, e nunca esfregue a região dos olhos!

Dica de ouro: beba muita água todos os dias! Ela ajuda a hidratar a parte seca da sua pele e controla a ação hormonal. Em vez de agarrar um chocolate durante a TPM, encha a garrafinha de água!


Beleza de dentro para fora

  • para controlar a oleosidade: aposte em abobrinha, aspargo, batata-doce e damasco, que ajudam a reduzir a produção de sebo.
  • para curar inflamações: alimentos que contém zinco, como carnes, peixes, cereais integrais, nozes e feijão.
  • dieta anti espinhas: coma fígado, ovos, sardinha (ricos em vitamina A), abacate, banana, acerola, laranja e alimentos ricos em cálcio.

Tenho pele sensível

Se sua pele é sensível, ela necessita de cuidados especiais, pois parece que nada que usa dá certo: ora ela está ressecada, ora muito oleosa ou vermelha e irritada! Deve-se evitar o esfoliante ou qualquer outro produto que agrida a pele. O ideal nestes casos é que se procure um especialista para indicar os produtos adequados nos cuidados diários, ok?


Sardas: o que são?

As sardas são manchinhas que surgem na sua pele pela exposição ao sol. Elas podem aparecer em todos os tipos de pele e não só no rosto. Se você quer evitá-las – ou se você já as tem, mas não quer que elas se espalhem – use o sagrado filtro solar diariamente sempre que for se expor ao sol. Vale também investir em hidratantes ou maquiagem que já contenham o produto, como bases e BB Creams.


O tal do peeling

Quem tem acne, espinhas ou outras marcas no rosto já deve ter ouvido falar do peeling, que é uma descamação da pele que ajuda a acabar com esses intrometidos. Tem de cristal, diamante e ouro! Mas antes de se aprofundar na pesquisa consulte um dermatologista para saber se sua pele aguenta passar por um processo desses, hein?

Um comentário em “Guia da pele perfeita

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: