Oscar: 20 looks inesquecíveis usados na premiação

Não tem jeito: entra ano, sai ano, e eu continuo sendo a louca das premiações. Gosto de acompanhar todas sempre que posso, mas as preferidas acabam sendo Grammy e Oscar, que encerra o calendário de entregas de prêmios.

A primeira edição do prêmio da Academia de cinema aconteceu em 16 de maio de 1929, no Hotel Roosevelt, em Hollywood, e premiou produções lançadas entre os anos de 1927 e 1928. Naquela época, ainda era um evento fechado aos profissionais da indústria do cinema; a cerimônia do Oscar só começou a ser televisionada em 1953 – e aí fomos presenteados com os looks do tapete vermelho.

Para entrarmos no clima da 93.ª cerimônia de entrega do Oscar, selecionei 20 looks icônicos usados por diferentes artistas para a premiação. Qual será o seu favorito?


1. 1954: Audrey Hepburn em Givenchy

Para receber o Oscar de Melhor Atriz por “A princesa e o plebeu” (se você nunca viu esse filme, assista!), Audrey usou um modelo branco de estampa floral idealizado por Edith Head, a grande estilista de Hollywood, e concebido por Hubert de Givenchy. Era o início de uma grande parceria entre atriz e estilista, que durou anos – todos os looks que Audrey Hepburn usou no clássico “Bonequinha de luxo” foram desenvolvidos por Givenchy.

Abaixo, um vídeo da atriz aceitando seu prêmio:

2. 1969: Barbra Streisand em Arnold Scaasi

Lembrado como um dos piores looks usados em uma premiação da Academia de cinema, Barbra Streisand recebeu o prêmio de Melhor Atriz por “Funny Girl – Uma garota genial” usando um terninho transparente criado pelo estilista Arnold Scaasi. No tapete vermelho, o look já impressionou convidados e telespectadores, mas sob a luz dos refletores do teatro o terninho ficou REALMENTE transparente, mostrando mais do que a atriz gostaria. É, até mesmo atrizes super premiadas cometem gafes…

3. 1996: Sharon Stone em Valentino, Armani e GAP (sim, você leu certo)

Assim que chegou ao tapete vermelho do Oscar, Sharon Stone chamou a atenção, e não foi por usar um vestido exuberante. A atriz, que concorria ao prêmio de Melhor Atriz por sua atuação em “Cassino”, teve problemas para receber o vestido que realmente usaria, desenhado pela estilista Vera Wang: o pacote que continha o traje de gala – um exuberante vestido rosa – caiu do caminhão da FedEx. A caixa se abriu e o vestido chegou com uma marca de pneu em toda a parte da frente! A stylist de Sharon Stone teve que buscar uma solução rápida, com o que a atriz tinha no armário, um dia antes da premiação; assim surgiu a combinação da saia longa Valentino, um blazer Armani e, por baixo da combinação, uma simples camiseta GAP. O look se tornou tão memorável que Sharon Stone repetiu a dose dois anos depois e usou a combinação de uma camisa GAP com uma saia lavanda Vera Wang.

4. 1997: Nicole Kidman em Dior

Quando olhamos hoje o vestido escolhido por Nicole Kidman para a 69ª edição do Oscar, não vemos nada além de um belo vestido, mas na época ele foi considerado bastante ousado. Uma das primeiras criações de John Galliano à frente da maison Dior, o traje era feito em seda brilhante, com aplicações e bordados florais. Para arrematar o look, sapatos prateados.

5. 2001: Björk em Marjan Pejoski

Ah, o inesquecível vestido de cisne de Björk… O traje elaborado pelo estilista de origem macedônia Marjan Pejoski deu o que falar e foi considerado por muitos como um dos piores looks usados no tapete vermelho da premiação. Indicada ao prêmio de Melhor Canção Original por “I’ve Seen it All”, do filme “Dançando no escuro” (no qual ela também atuou), Björk completou o look com seis ovos de mentira, que foram sendo deixados ao longo do tapete vermelho. Sua ideia era, justamente, fazer uma crítica ao culto dos vestidos exuberantes usados em premiações.

6. 2001: Julia Roberts em Valentino

Em 2001, ano em que ganhou a estatueta por seu papel em “Erin Brockovich – Uma Mulher de Talento”, Julia Roberts usou um exuberante vestido Valentino feito em veludo. Além da beleza do modelo, o que chama a atenção é que se trata de um vestido criado pelo estilista em 1982, em uma coleção que foi dedicada justamente às estrelas de cinema. Em entrevista à revista americana InStyle, Valentino disse que se sentiu inseguro quando soube da possibilidade de Julia Roberts usar um modelo vintage seu: “Este vestido me deixou nervoso. Você nunca tem certeza de quem vai usar o quê até entrarem no palco. Naquela noite, estava em Roma, assistindo ao Oscar ao vivo pela televisão, e fiquei acordado até a madrugada para ver se ela realmente o usaria”.

7. 2002: Halle Berry em Elie Saab

Além de ser um look icônico por si só, o vestido vinho com transparência usado por Halle Berry na 74ª cerimônia da premiação da Academia fez história. Em primeiro lugar, foi a partir dele que o estilista libanês se tornou conhecido e viu sua carreira decolar – atualmente, é raro um tapete vermelho em que uma de suas criações não desfila. O outro aspecto que faz esse vestido tão importante para a história das premiações é o fato de ter sido usado por Halle Berry ao receber o Oscar de Melhor Atriz por “A última ceia”, tornando-se a primeira mulher negra a receber o prêmio.

Abaixo, assista o momento em que Halle Berry aceita seu Oscar de Melhor Atriz:

8. 2003: Jennifer Lopez em Valentino

Que J.Lo gosta de ousar em seus looks e que em geral chama a atenção por todos os tapetes vermelhos onde passa, não é novidade. A artista é referência para muitas mulheres, mas também tem suas inspirações; neste look, a eterna primeira-dama americana, Jackie Kennedy Onassis. A criação de Valentino foi inspirada em um vestido usado por Jackie O. em uma visita oficial ao Camboja, em 1967. O estilo clássico e a inspiração asiática fizeram com que este look de Jennifer Lopez seja lembrado até hoje como um dos mais belos que já passaram pelo tapete vermelho do Oscar.

9. 2004: Charlize Theron em Gucci

Ainda na onda de inspiração nos anos dourados dos Estados Unidos e do cinema, Charlize Theron exibiu um slip dress Gucci arrebatador na entrega do Oscar. O penteado em ondas deu o toque final para o visual “Hollywood glamour” – que não tinha nada a ver com sua personagem no filme “Monster – Desejo Assassino”, que lhe rendeu a estatueta de Melhor Atriz naquela noite.

10. 2005: Cate Blanchett em Valentino

A atriz usou um belíssimo vestido de tafetá de seda amarelo para a cerimônia na qual foi premiada com o Oscar de Melhor Atriz por seu papel em “O aviador”. O look chamou a atenção na época pois amarelo era uma cor pouco usada em tapetes vermelhos, e o modelo criado especialmente por Valentino para Cate Blanchett não apenas provou a todos o contrário como esbanjou glamour hollywoodiano.

11. 2006: Michelle Williams em Vera Wang

Provando que amarelo pode, sim, ser usado em tapetes vermelhos, Michelle Williams repetiu a escolha de cor de Cate Blanchett, mas em um modelo mais vivo, criado pela estilista Vera Wang. Apesar de receber alguns comentários negativos, muitos veículos da imprensa especializada consideram o vestido de Michelle Williams como um dos looks mais bonitos usados para premiações da Academia de cinema. De acordo com a revista Cosmpolitan, na época da premiação, “em conjunto com os lábios vermelhos brilhantes e o penteado, o vestido Vera Wang cor de açafrão de Michelle a faz parecer que saiu de um filme antigo de Hollywood”.

12. 2007: Penélope Cruz em Versace

Penélope Cruz já é um acontecimento por si só em qualquer tapete vermelho. De Versace e à caminho da premiação da Academia de cinema, não tinha como ser diferente. Assim como o modelo usado por Michelle Williams, também é um look que é amado e odiado na mesma intensidade pelo público, mas sem dúvidas é icônico. O longo modelo em rosa claro com saia em plumas é luxuoso e inesquecível.

13. 2012: Gwyneth Paltrow em Tom Ford

O look simples e elegante de Gwyneth Paltrow para a entrega do Oscar em 2012 também foi eleito como um dos melhores usados no tapete vermelho mais admirado do cinema, naquele ano e até hoje. O vestido longo branco combinado com capa fazia parte da “coleção secreta” que Tom Ford estava preparando naquele ano, e foi fundamental para que o estilista colocasse sua marca própria entre as potenciais queridinhas das premiações.

14. 2012: Rooney Mara em Givenchy

Mesmo ano, mesma cor, mas uma proposta completamente diferente – e inesperada, em se tratando de Rooney Mara. Com seu visual marcante (franja, olhos marcados e batom vermelho), ninguém esperava que a atriz fosse desfilar pelo tapete vermelho do Oscar usando um look branco puríssimo. O vestido Givenchy foi feito sob medida para ela pelo estilista da maison na época, Riccardo Tisci, e, de acordo com uma entrevista concedida ao The Hollywood Reporter, teve como inspiração uma ideia da própria Rooney Mara. “Eles foram muito generosos em me deixar dar minha opinião e foram as primeiras pessoas a me abordar sobre um vestido do Oscar”, afirmou a atriz.

5. 2012: Melissa McCarthy em Marina Rinaldi

Sim, mais um look de 2012, e talvez o mais importante da noite. Pegando o gancho do que falamos sobre o vestido de Rooney Mara: é bastante comum que as grandes marcas procurem as atrizes indicadas às diversas categorias do Oscar e ofereçam suas últimas criações para serem usadas por elas no tapete vermelho, ou mesmo criem algo sob medida. Isso não aconteceu com McCarthy, o que levantou uma importante discussão sobre o quanto as maisons valorizam todos os tipos de corpos. Em 2014, a atriz deu uma entrevista relembrando o ocorrido, e como isso fez com que ela tivesse que buscar uma estilista, Marina Rinaldi, que fizesse um vestido para ela. “Eu não consegui encontrar ninguém para fazer um vestido para mim. Eu pedi para cinco ou seis designers – pessoas de alto nível, que fazem montes de vestidos para várias pessoas – e todos me disseram que não”, conta Melissa.

16. 2013: Jennifer Lawrence em Dior

Esqueça o tombo, por um minuto. Vamos lá, eu espero.

Esqueceu? Então agora o seu queixo vai tombar: o vestido Dior usado por Jennifer Lawrence no Oscar 2013, quando recebeu o prêmio de Melhor Atriz por seu trabalho em “O lado bom da vida”, é um dos vestidos mais caros já usados na maior premiação do cinema. Na época, foi avaliado em 4 milhões de dólares! Além de surpreender pelo preço, a escolha de J.Law para a premiação também foi considerada ousada para o estilo da atriz, que na maioria das ocasiões opta por cores mais escuras. O vestido Dior também é famoso pois várias mulheres o usaram como modelo para vestidos de noiva: inspiração de 2013 até hoje!

Ok, agora vamos ao tombo:

17. 2014: Lupita Nyong’o em Prada

Para se tornar icônico, um look de tapete vermelho precisa ser inesquecível – e sinto que o vestido Prada azul claro de Lupita Nyong’o nunca o será. É um vestido quase aparentemente simples em seda plissada, decotado na frente e nas costas. Mas um olhar mais atento revela detalhes sutis de cristal nas bordas das pregas da saia que captam a luz sem chamar tanto a atenção. Um vestido que já nasceu clássico, e foi o visual perfeito para acompanhar a atriz ao receber seu primeiro Oscar, como Melhor Atriz Coadjuvante, por sua atuação em “12 anos de escravidão”.

Confira a seguir o vídeo de Lupita Nyong’o na cerimônia do Oscar:

18. 2015: Lupita Nyong’o em Calvin Klein

Um novo ano, um novo vestido de Lupita Nyong’o para nos deixar de boca aberta. Dessa vez, um modelo branco ajustado ao corpo, todo cravejado de pérolas – uma criação feita especialmente por Francisco Costa, estilista da Calvin Klein, para a atriz. Só que o look deu ainda mais o que falar após a premiação: o vestido usado por Lupita foi roubado! A peça, avaliada em 150 mil dólares, foi furtada do quarto de hotel da atriz. Dois dias depois, o vestido foi encontrado: uma das pessoas responsáveis pelo roubo ligou para a redação do site TMZ e disse que havia deixado a peça em um banheiro de hotel. A equipe do site entrou em contato com a polícia e o vestido foi, enfim, encontrado.

19. 2016: Lady Gaga em Brandon Maxwell

A “mother monster” vai entrar para a história da Academia de cinema com seu vestido preto usado na cerimônia de 2019, quando recebeu o Oscar pela trilha sonora de “Nasce uma estrela”. Porém, três anos antes disso, em outra aparição icônica na maior premiação do cinema, Gaga usou um vestido-macacão impressionante criado por Brandon Maxwell, estilista que já havia criado outros looks para a artista. “Achava que tinha que ser algo divertido mas ter também algum tipo de grandeza. Um clássico com algo a mais”, disse Maxwell na época, em entrevista à Vogue americana.

20. 2018: Rita Moreno repetindo seu vestido de 1962

Se tem alguém que entende de premiações, essa pessoa é Rita Moreno. Ela é uma das poucas pessoas do mundo que são chamadas de EGOT: vencedoras do Emmy, Grammy, Oscar e Tony Awards. Além disso, Moreno é uma grande defensora da moda sustentável – e essa foi uma das razões que fez com que a atriz escolhesse usar novamente o vestido que usou ao receber o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante em 1962, por “West Side Story”. O traje, claro, passou por algumas adaptações, mas a essência é a mesma – e o ar glamouroso de Hollywood, instantâneo.


Será que a edição 2021 do Oscar nos trará um novo look para esta lista? Só nos resta aguardar!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: